sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

HISTÓRIA PRESENTE. Exposições sobre Futebol, Arte e História no Museu Histórico Nacional.




Bo Alstrom

"Football"
Oil on canvas
87 x 110 cm, 2014

Foto: Grazielle Alves


                             Bienal Europeia e Latino Americana de Arte Contemporânea (BELA Bienal).
                             Museu Histórico Nacional: de 9 de janeiro a 8 de fevereiro de 2015.






Também a Exposição: COM A PALAVRA D. LEOPOLDINA, IMPERATRIZ DO BRASIL.


                               "Sessão do Conselho de Estado". Georgina de Albuquerque. 1922

Em cartaz de 14 de outubro a 01 de março de 2015, a exposição "Leopoldina, Imperatriz do Brasil", lançando as bases para o início das comemorações do bicentenário da chegada de Leopoldina ao Brasil a ser celebrado em 2017. Com curadoria da historiadora Solange Godoy e cerca de 200 peças do acervo do próprio Museu Histórico Nacional, a exposição "Com a palavra D. Leopoldina, Imperatriz do Brasil" aborda a infância da arquiduquesa, o casamento com d. Pedro e os compromissos assumidos em decorrência desse, a viagem da Áustria para o Brasil, a chegada ao Rio de Janeiro e as acomodações no Palácio de São Cristóvão; a missão científica, o papel político de Leopoldina, as relações familiares e a sua morte prematura aos 29 anos. 
O fio condutor da exposição são trechos da vasta correspondência escrita por Leopoldina, que abrange desde a sua infância até a última noite de sua vida, quando já tinha consciência de sua morte iminente, num total de mais de 1.000 cartas conhecidas. 



O Museu Histórico Nacional.

Criado em 1922, é o maior e mais importante museu de história do país. Apresenta moderno circuito de exposições de longa duração que abrange a história do Brasil, da arqueologia ao século XXI, além de mostras temporárias de história, ciências e artes. Abrigado num dos mais significativos conjuntos arquitetônicos de origem militar da cidade do Rio de Janeiro, totalmente restaurado e acessível, dispõe de agradáveis pátios internos, loja e restaurante. Disponibiliza Arquivo Histórico, com importantes documentos manuscritos e iconográficos, e Biblioteca especializada em História do Brasil, que inclui ainda moda e gastronomia, e oferece atendimento a escolas e grupos de projetos sociais (mediante agendamento). 

Ter - Sex:
10:00 - 17:30
Sáb - Dom:
14:00 - 18:00

Endereço: Praça Marechal Âncora s/n - Rio de Janeiro RJ.


Postar um comentário