domingo, 1 de março de 2015

450 Anos da Cidade do Rio de Janeiro.


No dia 01 de março de 1565, Estácio de Sá, parente do governador-geral Mem de Sá desembarca num local da baía de Guanabara, onde hoje seria próximo o Pão de Açúcar. Com um grupo de soldados e jesuítas ele funda uma povoação chamada São Sebastião do Rio de Janeiro, homenagem esta ao rei de Portugal D. Sebastião.
Cidade fundada na intenção da reconquista desta região pelos portugueses, pois o local estava em posse de franceses aliados aos índios Tamoios.  Com a vitória sobre o inimigo, o Rio cresce como a ligação de um nordeste que na época ascendia com maior importância com o sul que significava expansão da colônia. Também temos o movimento econômico da região de Minas com a descobertas do ouro, e então em 1763 através do Marques de Pombal recebe a posição de capital política da colônia.
Depois com a chegada da Corte que foge de Napoleão e do seu bloqueio continental o Rio ascende a posição de capital da colônia em todas esferas, e depois disso o Rio é capital da Colônia, Império e República até a construção de Brasília.

Bibliografia sugerida para leitura:

Entre livros de historia: A História do Rio de Janeiro do historiador francês Armelle Enders, Tesouros do Morro do Castelo de Carlos Kessel, A Vocação do Prazer de Rosa Maria Barboza de Araújo e O Rio de Janeiro na era Pedro Ernesto de Carlos Eduardo Sarmento.

Romances de Machado de Assis e o Projeto de História do Rio ao vivo no Rolé Carioca.


Parabéns Cidade Maravilhosa!


Henrique Rodrigues Soares - História do Rio.

Postar um comentário