quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

HISTÓRIA PRESENTE - Comemorando 182 anos de Nova Iguaçu.


Vale visitar até amanhã o Espaço Cultural Sylvio Monteiro em Nova Iguaçu, já que o acervo de fotos está em exposição até o dia 30 de janeiro de 2015.

Exposição em comemoração aos 182 anos da cidade de Nova Iguaçu.

Figurinos e Cenários relacionados à Visita Imperial na cidade de Nova Iguaçu.

Dadinho e suas esculturas, sendo essas exposições permanentes.

Acervo de Fotografias Coleção Arruda Negreiros.


Na primeira parte o cenário de arte cênica de Nova Iguaçu produzida pela Companhia de Artes Cênicas de Nova Iguaçu recriando o inicio do século XX feitos com materiais alternativos para peça teatral “Quem não perdoa” de Júlia Lopes.
Os figurinos da chegada da Corte Imperial em visita à cidade de Nova Iguaçu que foram usados no desfile cívico da mesma cidade em 2014. 



No segundo momento esculturas de madeira do artista Dadinho, mineiro de Diamantina radicado em Nova Iguaçu, que começou sua arte ainda na infância por volta dos 12 anos depois de aprender o manejo com seu pai.
Seu nome Geraldo Marçal dos Reis que começou sua atividade artística em 1971, chegando ao apogeu em 1977.  Usando a forma de talhas em troncos e raízes de árvores construíram belíssimas cidades tentaculares.



Para terminar temos o Acervo de Fotografias do prefeito Sebastião Arruda Negreiros, que mandou fotografar toda cidade nos anos 30, em uma de suas três passagens governando a cidade.
As fotos trazem uma riqueza panorâmica da cidade para a memória de alguns, e para o conhecimento de outros que estão vendo pela primeira vez.  São mais de 72 fotos que mostram a cultura e a grandeza de Nova Iguaçu que abrigava cidades vizinhas como São João de Meriti, Queimados, Nilópolis, Belford Roxo, Mesquita e até Duque de Caxias.  Nas fotos está até uma visita do presidente Getúlio Vargas.


Endereço
  • Rua Getúlio Vargas, 51
  • 26255-060 Nova Iguaçu
Telefone021 2667-2157



Henrique Rodrigues Soares 
Postar um comentário